Estratégias reprodutivas de agricultores familiares em Botuverá, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Cíntia Uller-Gómez
  • Luiz Fernando Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Reis Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n2p415

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as estratégias reprodutivas presentes entre agricultores familiares de Botuverá/SC. Encontramos que o processo decisório sobre o uso da terra é fortemente atrelado à indissociabilidade das categorias camponesas “terra”, “trabalho” e “família” e a categorias específicas dos colonos do sul do Brasil, tais como “liberdade”, “capricho com a terra” e “trabalho árduo”. Destacamos ainda a importância da produção para consumo familiar e o recurso a atividades não-agrícolas como estratégias de reprodução da unidade produtiva e a fumicultura como uma atividade que ameaça essa reprodução.

Biografia do Autor

Cíntia Uller-Gómez

Agronomia, extensão rural, gestão de bacias hidrográficas, educação ambiental, educação freirena.

Luiz Fernando Scheibe, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Geologia e mestrado em Geociências pela UFRGS, doutorado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela USP - SP.

Maria José Reis, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em História Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1967), mestrado em Ciências Sociais (Arqueologia) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998).

Downloads

Publicado

2010-05-18

Edição

Seção

Artigos