Deslocamentos na cidade: o movimento Hip Hop nos/dos bairros de Florianópolis

Autores

  • Angela Maria de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n2p549

Resumo

Amparado em Simmel, o presente artigo se propõe a discutir deslocamentos e “pontes” estabelecidas a partir do Movimento Hip Hop, tendo como base sua música, o RAP, na cidade de Florianópolis. Pretendo discutir estes deslocamentos a partir de dois prismas. O primeiro diz respeito aos deslocamentos entre centro e periferia na cidade, a partir de seus bairros. Estas duas categorias tornam-se móveis no estabelecimento das relações de “sociabilidade” e produção musical. O segundo, refere-se aos deslocamentos no tempo, já que a cidade, a partir do RAP, vai mudando os contornos, imagens e “formas” construídas dos bairros e cidade que surgem em suas composições musicais no decorrer do tempo. A grande parte das composições musicais faz referência ao bairro, geralmente aquele onde moram. O bairro confere legitimidade ao conteúdo da música e é uma importante referência de pertencimento. É no bairro que as redes de sociabilidade se formam. Mas, em todas estas músicas, além do bairro, implícita ou explicitamente, reafirmam o seu pertencimento à cidade. Este pertencimento, além de justificar um posicionamento crítico sobre a cidade, também os faz reivindicar uma “ampliação” do espaço que ocupam na mesma. E, propõe o estabelecimento de “pontes” na relação com o espaço urbano em sociedades metropolitanas, no qual constroem suas narrativas musicais.

Biografia do Autor

Angela Maria de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Mestrado (1998) e Doutorado (2009) em Antropologia Social e atuamente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na mesma Universidade.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Dossiê