A influência da televisão na educação

Autores

  • Fabricio Antonio Raupp Universidade do Sul de Santa Catarina. Psicologia – UNISUL, Especialização em Gestão e Marketing – UFSC. Endereço para correspondências: Rua Professora Leonor de Barros, 39; Pantanal, Florianópolis, SC 88040-240
  • Ana Carolina Salerno Del Menezzi Tessari Universidade do Vale do Itajaí Medicina – UNIVALI, Residência Médica em Pediatria – HIJG
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina Comunicação Social Jornalismo – UFSC, Doutorado em Ciências da Comunicação – UFSC.
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina Pedagogia – UNOCHAPECO, Doutorado em Engenharia de Produção – UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p313

Palavras-chave:

Educação, Televisão, Mídia, Informação

Resumo

O presente artigo faz uma abordagem genérica dos principais meios de comunicação, ou mídia, para contextualizar o crescente papel da televisão  como agente de informação e manipulação da sociedade contemporânea. A partir daí, são apresentadas as principais vertentes do processo de transmissão de informações presentes nesse tipo de comunicação. Com base nasprincipais características do uso da televisão, é descrita a forma como a população interage com a informação recebida. Em paralelo, são descritas as bases presentes no processo de educação em geral, e nos processos alternativos, em particular. Por fim, faz-se uma análise da utilização da mídia, especificamente a televisão, como ferramenta educacional, destacando suas potencialidades, suas limitações e os cuidados necessários para que esse uso atinja, de forma efetiva, o seu propósito.

Biografia do Autor

Fabricio Antonio Raupp, Universidade do Sul de Santa Catarina. Psicologia – UNISUL, Especialização em Gestão e Marketing – UFSC. Endereço para correspondências: Rua Professora Leonor de Barros, 39; Pantanal, Florianópolis, SC 88040-240

Fabricio Antonio Raupp
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestrando em Psicologia - linha de pesquisa: Psicanálise, sujeito e cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Registrado no Conselho Regional de Psicologia 12ª Região, sob a inscrição: CRP-12/08012. Adjunto da Maiêutica Florianópolis Instituição Psicanalítica. É Psicanalista e possui consultório no centro de Florianópolis. Interesse nas áreas de psicanálise, educação, movimentos sociais, mídia, marketing e esporte.
Certificado pelo autor em 23/10/11

http://www.raupp.psc.br/site/index.html

Ana Carolina Salerno Del Menezzi Tessari, Universidade do Vale do Itajaí Medicina – UNIVALI, Residência Médica em Pediatria – HIJG

Ana Carolina Salerno Del Menezzi Tessari Possui graduação em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí - Itajaí - SC (2009). Inscrita no Conselho Regional de Medicina sob o número CRM/SC 15927. Residente de Pediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão - Florianópolis - SC. Conselheira Fiscal da Associação sem fins lucrativos e econômicos Vencedores do Amanhã.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina Comunicação Social Jornalismo – UFSC, Doutorado em Ciências da Comunicação – UFSC.

Maria José Baldessar Tem graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006). É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica e na graduação em Jornalismo - onde ministra disciplinas relacionadas ao jornalismo online e economia da mídia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão Letras Libras- produção de vídeos, Unasus/UFSC- produção de vídeos, e o site www.cotidiano.ufsc.br.Certificado pelo autor em 09/12/11

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina Pedagogia – UNOCHAPECO, Doutorado em Engenharia de Produção – UFSC.

Fernando Jose Spanhol Doutorado e Mestrado em Midia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação - Pedagogia pela UNOCHAPECO. Atualmente é Gerente Executivo do LED/DeGC/UFSC (Laboratorio de Educação a Distância); Diretor da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância); Chefe do Serviço de Expediente do DeGC/UFSC (Departamento de Engenharia do Conhecimento); Professor de Introdução a Educação a Distância e Organizações Intensivas em Conhecimento no PPEGC/UFSC, sendo orientador na linha de pesquisa Mídia e Conhecimento e Gestão do Conhecimento. Avaliador para Educação a Distância do INEP; CAPES/UAB e CEE-SC. Já atuou como Supervisor do LANTEC/CED/UFSC (1993 a 1996); Diretor técnico da TV FLORIPA - NET Fpolis (1997 a 2008); Coordenador do Pólo da ABED/SC 2004 a 2006); Professor no curso de pedagogia da UNIVALI (2000 a 2008). Atua em educação a distância mais de 20 anos, tendo concluído orientações em TCC, especialização, dissertação e tese; Integrou em mais de 20 bancas de defesa de monografia, dissertação e tese; Participação em cerca de 40 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU; SEED; INEP; CAPES/UAB e CEE-SC Áreas de pesquisa: Projeto, Gestão e Legislação de Educação a Distância, Desenho Educacional, Sistemas de Tele/Videoconferência, Tecnologia Educacional, TV digital, Convergência de Mídias, Educação Continuada, Educação de Adultos, Teorias de Aprendizagem, Midia e Conhecimento, Gestao do Conhecimento.Certificado pelo autor em 17/02/11

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Publicado

2010-04-24

Edição

Seção

Artigos