Vicissitudes da indústria cultural em tempos de globalização
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p331Resumo
Neste artigo se examinam algumas conseqüências, para o campo da educação, do modelo de conformação cultural adotado pela indústria cultural sob o signo da globalização. Na raiz do problema da educação, encontra-se a intricada questão do papel que desempenha a indústria cultural globalizada. Aqui nos interessa apontar para três elementos fortes que se intercalam entre si: a) o poder da produção e do consumo de bens culturais imposto pela indústria cultural; b) o evidente processo de disolução da subjetividade como marca registrada de uma sociedade em que os indivíduos são absorvidos por ela mesma, ou seja, pela massificação cultural;c) uma educação danificada que se alinha, principalmente, aos aspectos que dificultam a resistência crítica. A intenção aqui é anotar como os mecanismos da indústria cultural contribuem para o modelo de conformação cultural atual. Nesse sentido, busca-se demarcar a necessidade de resistir aos ditames dessa conformação, de modo particular, pelos processos educacionais.
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