Construção de brinquedos com sucata: mediando a relação pais/criança internada

Autores

  • Lecila Duarte Barbosa Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Claudete Marcon Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Bruna Ghedin Stodieck Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Érica Bortolotto Kestering Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Thaís Cristine Farsen Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p151

Resumo

Este artigo relata a experiência com oficinas de construção de brinquedos com sucatas, realizadas numa Unidade de Internação Pediátrica, e tem como objetivo contribuir com práticas no ambiente hospitalar e instrumentalizarprofissionais que atuam na integração entre a criança e seu acompanhante. As oficinas ocorreram semanalmente, com duração de 40 minutos, mediadas por três brinquedistas. As crianças e seus acompanhantes eram estimulados a construir brinquedos com materiais recicláveis. Foram relatados dois episódios significativos de mediação e as impressões gerais sobre as interações ocorridas durante a atividade. Os resultados indicaram que as oficinas propiciam a interação criança internada/ acompanhante, garantem o prazer de brincar e oferece a possibilidade de obter informações sobre o desenvolvimento infantil. Conclui-se que essas atividades contribuem com a redução das dificuldades no ambiente hospitalar e estimulam o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Lecila Duarte Barbosa Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Lecila Duarte Barbosa Oliveira Possui graduação em Licenciatura pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Associado a Residência Integrada Multidisciplinar em Saúde. Tem experiência na área de Psicologia da saúde, desenvolvimento, aprendizagem e educação.Certificado pelo autor em 02/01/12

Claudete Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Claudete Marcon Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente, atua como psicóloga hospitalar no Hospital Universitário/UFSC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde e Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, psico-oncologia, formação profissional - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.Certificado pelo autor em 20/11/11

Érica Bortolotto Kestering, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Érica Bortolotto Kestering Graduanda na área de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo estagiado na área de psicologia da saúde/saúde pública na Enfermaria de Pediatria no Hospital Universitário HU/UFSC (2009) e na Atenção Básica/Unidades Básicas de Saúde (2011). Estagiou também na área de Psicologia Organizacional na Empresa Junior Caltech/UFSC (2010), além de realizar estágio em Grupos de Preparação para a Aposentadoria no Serviço de Atenção Psicólogica-SAPSI/UFSC (2011).Certificado pelo autor em 01/12/11

Thaís Cristine Farsen, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos