Construção da identidade organizacional na indústria criativa: o caso de uma emissora de rádio

Autores

  • Edson Keyso de Miranda Kubo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n2p449

Resumo

Embora a indústria criativa continue a se expandir há ainda poucas pesquisas sobre este setor e sua identidade organizacional no Brasil (BENDASSOLI et al., 2007). Com o objetivo de refletir sobre a construção da identidade organizacional nesta indústria, esta pesquisa escolheu uma de suas organizações representantes que é a emissora de rádio X. Utilizou-se para isso de métodos qualitativos, levantamento de dados sobre sua história e análise de conteúdo de entrevistas não-estruturadas com especialistas sobre esta organização. O processo de construção de identidade da emissora de rádio X partiu do rompimento com os típicos paradigmas deste setor no Brasil para que fosse possível maior isenção, utilidade das informações, prestatividade e proximidade com o publico. Concluiuse que a emissora de rádio X se utiliza de imagens emanadas do “âncora” e principalmente do “gerenciamento da impressão” para construção de sua identidade organizacional.

Biografia do Autor

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Administração de Empresas pela Kobe University, Japão. Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Atualmente é Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Edição

Seção

Artigos