Correlações entre aspectos da memória e aprendizagem em população Idosa

Juliana F. Cecato, Luana L. Bartholomeu, Patricia P. Ferreira, José Maria Montiel, Daniel Bartholomeu, José Eduardo Martinelli

Resumo


O processo de envelhecimento vemcrescendo nos últimos anos e o idoso no Brasil ainda carrega o estereótipo deincapacidade e improdutividade. Estudos utilizam a memória a fim de avaliar ocomprometimento de pacientes com suspeita de síndromes demenciais. Aimportância das avaliações cognitivas nos idosos por meio de tarefas deaprendizagem e evocação livre podem predizer quadros de demência. O objetivodesse trabalho foi avaliar as capacidades de aprendizagem em idosos quefrequentam uma Faculdade da Terceira Idade no município de Jundiaí e que sãoatendidos em um Instituto de Geriatria e Gerontologia nesta cidade. Para isso, foramavaliados 95 idosos, que vivem na comunidade com idade igual ou superior a 60anos, de ambos os sexos, por meio da Bateria de Memória para Idosos (Elder Memory Test, empreparação). Os participantes foram agrupados de acordo com o nível deescolaridade e idade, sendo as médias dos testes comparadas por programaestatístico. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativasnos cinco itens da evocação tanto no grupo separado por gênero, idade eescolaridade. Pode-seconcluir que o trabalho realizado com idosos foi enriquecedor para as práticasclínicas na área da saúde. As expectativas foram superadas e os objetivospropostos foram alcançados. Além dos ganhos práticos, houve ganhos teóricos como levantamento bibliográfico e a aquisição de conhecimentos sobre aprendizagemno envelhecimento.


Palavras-chave


Avaliação Psicológica; Psicodiagnóstico; Idoso; Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p133

Direitos autorais 2014 Juliana F. Cecato, Luana L. Bartholomeu, Patricia P. Ferreira, José Maria Montiel, Daniel Bartholomeu, José Eduardo Martinelli

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R. Ci. Hum. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2178-4582

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