Processos de ensino e aprendizado de gênero e sexualidades em contextos interdisciplinares

Isadora Vier Machado, Letícia Cardoso Barreto, Miriam Pillar Grossi

Resumo


A reflexão analítica e teórica sobre o ensino interdisciplinar de gênero e sexualidades na graduação e pós-graduação é fundamental, dada a capacidade de constituir epistemologias alternativas e instrumentalizar as/os alunas/os para a construção de seus projetos políticos autônomos. Pretende-se descrever uma boa prática de ensino/aprendizado de gênero e sexualidades na graduação, pautada em premissas teóricas e com destaque para as mudanças que essa experiência produziu também em nossas pré-concepções e experiências de vida, enquanto primeira experiência de ensino interdisciplinar. A metodologia feminista guiou o desenvolvimento da disciplina e também a redação deste artigo. Para além, utilizou-se a base teórica da Antropologia, com destaque para os princípios da metodologia etnográfica, que subsidiaram nossa atuação em sala de aula.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; processos de ensino/aprendizado; gênero; sexualidades

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DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p67

Direitos autorais 2014 Isadora Vier Machado, Letícia Cardoso Barreto, Miriam Pillar Grossi

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R. Ci. Hum. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2178-4582

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