O Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação em Saúde no Município Brasileiro de Lages

Autores

  • Anderson Chagas de Oliveira Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Bruna Pereira Dondé Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Ana Paula Veloso Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Priscila Godinho da Silva Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler Universidade federal de Santa Catarina Professor do Centro Universitário Estácio de Sá/SC Professor da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p254

Palavras-chave:

Psicologia, Educação em Saúde, Método Paulo Freire

Resumo

As questões que envolvem o ensino e a aprendizagem encontram-se inseridas em variadas situações. No Brasil, encontramos processos ensino-aprendizagem nas escolas, universidades, cursos técnicos, na área da saúde, dentre muitas outras áreas. Quando pensamos a questão da educação em saúde, principalmente nas unidades básicas de saúde, devemos questionar como ocorre essa relação entre a comunidade e os profissionais. O método Paulo Freire é mais do que um instrumento pedagógico, caracterizando-se também como uma ferramenta de emancipação cultural e social. Dessa maneira, esta pesquisa objetivou compreender como acontece o processo de ensino e aprendizagem em Educação em Saúde em uma Unidade Básica de Saúde do município brasileiro de Lages, a partir do método de Paulo Freire. Duas profissionais da saúde responderam a um questionário semiestruturado e a partir de suas respostas, concluímos que existem variados impedimentos para que ocorra um efetivo processo de ensino e aprendizagem nas unidades básicas de saúde.

Biografia do Autor

Anderson Chagas de Oliveira, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Bacharel em Geografia - UFRJ - 2004

Mestre em Saúde Pública - ENSP/Fiocruz - 2006

Graduando em Psicologia - UNIPLAC - 2011-2015

Bruna Pereira Dondé, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduanda em Psicologia - UNIPLAC - 2011-2015

Ana Paula Veloso, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduanda em Psicologia - UNIPLAC - 2011-2015

Priscila Godinho da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduanda em Psicologia - UNIPLAC - 2011-2015

Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler, Universidade federal de Santa Catarina Professor do Centro Universitário Estácio de Sá/SC Professor da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Bacharel em Psicologia pela UNESC

Mestre em Psicologia pela UFSC

Doutorando em Psicologia pela UFSC

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Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

Artigos