O Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação em Saúde no Município Brasileiro de Lages
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p254Resumo
As questões que envolvem o ensino e a aprendizagem encontram-se inseridas em variadas situações. No Brasil, encontramos processos ensino-aprendizagem nas escolas, universidades, cursos técnicos, na área da saúde, dentre muitas outras áreas. Quando pensamos a questão da educação em saúde, principalmente nas unidades básicas de saúde, devemos questionar como ocorre essa relação entre a comunidade e os profissionais. O método Paulo Freire é mais do que um instrumento pedagógico, caracterizando-se também como uma ferramenta de emancipação cultural e social. Dessa maneira, esta pesquisa objetivou compreender como acontece o processo de ensino e aprendizagem em Educação em Saúde em uma Unidade Básica de Saúde do município brasileiro de Lages, a partir do método de Paulo Freire. Duas profissionais da saúde responderam a um questionário semiestruturado e a partir de suas respostas, concluímos que existem variados impedimentos para que ocorra um efetivo processo de ensino e aprendizagem nas unidades básicas de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.