Geração y e sociedade de controle: desdobramentos acerca do trabalho

Autores

  • Cláudia Maria Perrone Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Selda Engelman Centro Universitário Metodista (IPA)
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Anelise Schaurich dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p154

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar quais as consequências da nova configuração do controle para os processos organizacionais através da sua recomposição proposta pela chegada da Geração Y nas empresas. Para tanto, foi realizada a análise de conteúdo de entrevistas feitas com dez jovens. Percebeu-se que há uma grande diferença entre a internalização do controle e a internalização da flexibilidade. A necessidade de estabilidade é entendida como um problema privado, em resposta a flexibilidade da empresa. O trabalho é visto não somente como obrigação moral ou econômica, mas como parte da vida que implica reconhecimento afetivo e satisfação. Tal perspectiva é o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias de resistência e enfrentamento contra os mecanismos de controle e a colonização dos afetos postos pelo mundo organizacional.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Perrone, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga, Docente do departamento do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Selda Engelman, Centro Universitário Metodista (IPA)

Administradora de empresas, Docente do MBA em Gestão de Pessoas do Centro Universitário Metodista ( IPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

 

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga, Docente do departamento do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Anelise Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-04-02

Edição

Seção

Artigos