A resiliência infantil no divórcio dos pais sob o olhar de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p20Resumo
O presente artigo investiga a resiliência infantil na separação dos pais, observando as estratégias resilientes desenvolvidas pela criança para enfrentar esta situação, pois a dissolução familiar pode ser muito dolorosa, o que pode causar problemas emocionais nas crianças. Objetiva-se, deste modo, verificar, sob a ótica do professor, o processo de resiliência infantil no caso de dissolução familiar e as estratégias resilientes desenvolvidas pela criança para enfrentar o problema. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que buscou na escola e no olhar dos professores observar as características e as atitudes resilientes no processo de dissolução conjugal, realizada por meio de uma entrevista com cinco professoras do ensino fundamental de um colégio da região sul/SC. Por meio dos dados, obtiveram-se diferentes respostas e níveis de resiliência infantil, podendo-se constatar que a capacidade resiliente das crianças está associada e pode ser potencializada por meio de ações afirmativas dos pais para com elas.
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