A resiliência infantil no divórcio dos pais sob o olhar de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p20Abstract
O presente artigo investiga a resiliência infantil na separação dos pais, observando as estratégias resilientes desenvolvidas pela criança para enfrentar esta situação, pois a dissolução familiar pode ser muito dolorosa, o que pode causar problemas emocionais nas crianças. Objetiva-se, deste modo, verificar, sob a ótica do professor, o processo de resiliência infantil no caso de dissolução familiar e as estratégias resilientes desenvolvidas pela criança para enfrentar o problema. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que buscou na escola e no olhar dos professores observar as características e as atitudes resilientes no processo de dissolução conjugal, realizada por meio de uma entrevista com cinco professoras do ensino fundamental de um colégio da região sul/SC. Por meio dos dados, obtiveram-se diferentes respostas e níveis de resiliência infantil, podendo-se constatar que a capacidade resiliente das crianças está associada e pode ser potencializada por meio de ações afirmativas dos pais para com elas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons