Juventudes e as Múltiplas Maneiras de Ser Jovem na Atualidade

Autores

  • Mara Regina Zluhan Universidade do Vale do Itajaí e Faculdade Avantis
  • Tânia Regina Raitz Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n2p282

Resumo

Os estudos realizados com os jovens nas últimas décadas têm demonstrado que há uma multiplicidade de conceitos acerca da juventude. Neste sentido, o objetivo deste artigo de revisão é identificar a diversidade de juventudes presentes nas escolas de Ensino Médio, analisando como os mesmos se constituem alunos e como a escola está organizada para atender a essa faixa etária.  Com o presente estudo, podemos oferecer como considerações que é fundamental que os jovens reconheçam o valor da escola para a sua formação, integrando-se à sua organização e às suas práticas, rompendo com a distância entre os objetivos individuais, escolares e de aprendizagem. Um caminho para superar esse dualismo são os estudos e programas de formação sobre a juventude, que podem contribuir para a criação de uma escola significativa, auxiliando o jovem na transição para a vida acadêmica ou para o mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Mara Regina Zluhan, Universidade do Vale do Itajaí e Faculdade Avantis

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Itajaí, professora na Faculdade Avantis e orientadora vocanional da rede estadual de ensino. Desenvolve pesquisas no Grupo Educação e Trabalho na Universidade do Vale do Itajaí nas temáticas: juventude, escola, trabalho, ensino médio e ensino superior, jovens e a escolha, transições acadêmicas e laborais, direitos humanos, etc.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

Professora e Pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona - Espanha, Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí Coordenadora de Gestão do PIBID da Univali.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos