Ciência e produção do conhecimento contemporâneo na perspectiva da criatividade

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n1p2

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a visão de ciência e produção de conhecimento na modernidade e sua transição para a contemporaneidade na acepção de uma educação pautada na criatividade que valoriza os diversos saberes. Esta reflexão é de caráter bibliográfica com a abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica traz a percepção dos conceitos de paradigma tradicional no contexto da ciência moderna e o paradigma emergente na atualidade com uma visão transdisciplinar e criativa contemplando o todo da vida, a partir do fazer pedagógico, enquanto produção do conhecimento. É perceptível que a contemporaneidade na ótica da criatividade com a perspectiva transformadora tem buscado a religação dos saberes que envolve todos os espaços da humanidade valorizando a imaginação, originalidade, flexibilidade, o pensar, sentir e o aprender dentro dos aspectos que engloba a completude da vida no planeta.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e atualmente é Coordenadora do Programa de Iniciação Científica - PIBIC da UFT e Bolsista Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Membro do grupo de pesquisa A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste, vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da FAE/UFG). Orienta mestrado sobre formação de professores. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em PEDAGOGIA pela Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins-FECIPAR (2004) e Especializações em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK-Brasília DF (2007) e Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino (2013). Atualmente aluna do Mestrado em Educação pela UFT (2014). Ministrou aula no curso de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E ENSINO SUPERIOR - INAPES (2012). Atuou em sala de aula nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (2011). Coordenou os Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Deusa Moraes (2011 - 2013). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.

Referências

CARNEIRO, Maria Angela Barbato. Criatividade: Potencial a ser desenvolvido em profissionais da Educação Infantil. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; DITTRICH, Maria Glória & MAURA, Maria Antonia Pujol. (Orgs.) Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013. p. 131-146.

KUHN, Tomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970. (Col. Debates.) 257 p.

MARCONDES, Danilo. A crise de paradigmas e o surgimento da modernidade. In: BRANDÃO, Zaia. (Org.) A crise dos paradigmas e a educação. 11. ed. – São Paulo: Cortez, 2010. p. 17-31

MAURA, Maria Antonia Pujol. Educação Infantil como estado permanente da criatividade. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de lá. Uma escola para o século XXI: Escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 71-85.

MORAES, Maria. Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas – SP: Papirus, 1997. 239 p.

_____. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/ WHH – Willis Harman House, 2008. 303 p.

PLASTINO, Carlos Alberto. A crise dos paradigmas e a crise do conceito de paradigma. In: BRANDÃO, Zaia. (Org.) A crise dos paradigmas e a educação. 11. ed. – São Paulo: Cortez, 2010. p. 33-49.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. (Orgs.) Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15-38.

SANTOS, Boaventura Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006. 92 p.

SOMMERMAN, Américo; et al. O que há entre teoria e prática? Há o mundo da vida. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. (Orgs.) Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 99-126.

SUANNO, João Henrique. Adversidade, resiliência e criatividade: uma articulação oportuna? In: SUANNO, Marilza Vanessa. Rosa; DITTRICH, Maria Glória & MAURA, Maria Antonia Pujol (Orgs.) Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013. p. 31-42

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Carlos Cardoso. Resiliência, adversidade criadora e educação. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; DITTRICH, Maria Glória & MAURA, Maria Antonia Pujol (Orgs.) Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013. p. 43-57

TORRE, Saturnino de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Trad. WIT Languagens. São Paulo: Madras, 2008. p. 81-103.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Artigos