Science And Production Of Contemporary Knowledge In View Of Creativity

Authors

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n1p2

Abstract

This article aims to analyze the vision of science and knowledge production in modernity and its transition to the contemporary in the sense of a guided education in creativity that values the several types of knowledge. This is a reflection of bibliographical character with a qualitative approach.  Its theoretical foundation brings the perception of concepts of the traditional paradigm within the context of modern science and the current emerging paradigm based on an interdisciplinary and creative vision that contemplates life as whole and the pedagogical practice as production of knowledge. It is noticeable that the contemporary perspective of creativity, in a transforming vision, has sought the reconnection of knowledge involving all areas of humanity, valuing imagination, originality, flexibility, thinking, feeling and learning within the aspects that encompass the fullness of life on the planet. 

Author Biographies

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e atualmente é Coordenadora do Programa de Iniciação Científica - PIBIC da UFT e Bolsista Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Membro do grupo de pesquisa A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste, vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da FAE/UFG). Orienta mestrado sobre formação de professores. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em PEDAGOGIA pela Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins-FECIPAR (2004) e Especializações em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK-Brasília DF (2007) e Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino (2013). Atualmente aluna do Mestrado em Educação pela UFT (2014). Ministrou aula no curso de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E ENSINO SUPERIOR - INAPES (2012). Atuou em sala de aula nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (2011). Coordenou os Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Deusa Moraes (2011 - 2013). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.

References

CARNEIRO, Maria Angela Barbato. Criatividade: Potencial a ser desenvolvido em profissionais da Educação Infantil. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; DITTRICH, Maria Glória & MAURA, Maria Antonia Pujol. (Orgs.) Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013. p. 131-146.

KUHN, Tomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970. (Col. Debates.) 257 p.

MARCONDES, Danilo. A crise de paradigmas e o surgimento da modernidade. In: BRANDÃO, Zaia. (Org.) A crise dos paradigmas e a educação. 11. ed. – São Paulo: Cortez, 2010. p. 17-31

MAURA, Maria Antonia Pujol. Educação Infantil como estado permanente da criatividade. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de lá. Uma escola para o século XXI: Escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 71-85.

MORAES, Maria. Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas – SP: Papirus, 1997. 239 p.

_____. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/ WHH – Willis Harman House, 2008. 303 p.

PLASTINO, Carlos Alberto. A crise dos paradigmas e a crise do conceito de paradigma. In: BRANDÃO, Zaia. (Org.) A crise dos paradigmas e a educação. 11. ed. – São Paulo: Cortez, 2010. p. 33-49.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. (Orgs.) Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15-38.

SANTOS, Boaventura Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006. 92 p.

SOMMERMAN, Américo; et al. O que há entre teoria e prática? Há o mundo da vida. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. (Orgs.) Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 99-126.

SUANNO, João Henrique. Adversidade, resiliência e criatividade: uma articulação oportuna? In: SUANNO, Marilza Vanessa. Rosa; DITTRICH, Maria Glória & MAURA, Maria Antonia Pujol (Orgs.) Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013. p. 31-42

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Carlos Cardoso. Resiliência, adversidade criadora e educação. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; DITTRICH, Maria Glória & MAURA, Maria Antonia Pujol (Orgs.) Resiliência, Criatividade e Inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013. p. 43-57

TORRE, Saturnino de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Trad. WIT Languagens. São Paulo: Madras, 2008. p. 81-103.

Published

2015-07-01

Issue

Section

Artigos