O uso do espaço urbano sob a ótica publicitária em tempos de convergência
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p20Resumo
Este artigo discute o papel da mídia e a relação que o homem estabelece com os meios de comunicação na sociedade contemporânea, em particular no espaço urbano. A partir de uma retrospectiva teórica sobre a evolução dos meios de comunicação articula três abordagens conceituais acerca da mídia, com base nas ideias de Marshall McLuhan, Douglas Kellner e Henry Jenkins. Aponta a tendência atual de uso do espaço urbano como temática de campanhas publicitárias em consequência de um certo desgaste do ambiente midiático na percepção do consumidor e apresenta esta temática como uma alternativa de discurso publicitário, sob a ótica de planejamento de comunicação. Discute, ainda, o impacto das transformações tecnológicas no campo da comunicação no contexto de uma cultura de convergência, com base em algumas campanhas publicitárias recentes.
Referências
EXAME.com. "Espíritu Libre" explica a cerveja Sol Premium em novo filme. Exame.com/ Marketing. 04/09/2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/espiritu-libre-explica-a-cerveja-sol-premium-em-novo-filme> Acesso em: 15 jan. 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2a. ed. São Paulo: Aleph, 2009. 428 p.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001. 452 p.
KYNASTON, David. Modernity Britain: 1957-1962. New York, Bloomsbury USA, 2014. 872 p.
LOPES, Yuri. Smirnoff é a marca por trás da campanha 'Um brinde à vida real' – AR - A Redação. Goiânia, 24.08.2014 Disponível em: <http://www.aredacao.com.br/negocios/47466/smirnoff-e-a-marca-por-tras-da-campanha-um-brinde-a-vida-real#sthash.AQ9GwARe.dpuf > Acesso em: 07 jan. 2015.
OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação Integrada de Marketing. Conceitos, técnicas e práticas. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 13a. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.
RUBIN, Martin. Before the Beatle’s First LP. New TVs, refrigerators, washing machines—no wonder Britain’s prime minister said the nation had never had it so good. The Wall Street Journal, Life & Culture, Jan. 2, 2015 3:09 p.m. Disponível em: <http://www.wsj.com/articles/book-review-modernity-britain-1957-1962-by-david-kynaston-1420229395> Acesso em: 05 jan. 2015.
SOL Beer/Facebook. Nada como sair do trabalho e dar de cara com o sol. Disponível em:< https://www.facebook.com/solbeer?ref=ts&fref=ts> Acesso em: 05 jan. 2015.
_____. Se você busca lugares autênticos, procure em… Disponível em:< https://www.facebook.com/solbeer?ref=ts&fref=ts> Acesso em: 05 jan. 2015.
TURK, Gary. Look Up. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z7dLU6fk9QY> Acesso em 15 jan. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.