O uso do espaço urbano sob a ótica publicitária em tempos de convergência

Autores

  • Enrico Rosa Trevisan Centro Universitário Senac, São Paulo, SP/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p20

Resumo

Este artigo discute o papel da mídia e a relação que o homem estabelece com os meios de comunicação na sociedade contemporânea, em particular no espaço urbano. A partir de uma retrospectiva teórica sobre a evolução dos meios de comunicação articula três abordagens conceituais acerca da mídia, com base nas ideias de Marshall McLuhan, Douglas Kellner  e Henry Jenkins.  Aponta a tendência atual de uso do espaço urbano como temática de campanhas publicitárias em consequência de um certo desgaste do ambiente midiático na percepção do consumidor e apresenta esta temática como uma alternativa de discurso publicitário, sob a ótica de planejamento de comunicação. Discute, ainda, o impacto das transformações tecnológicas no campo da comunicação no contexto de uma cultura de convergência, com base em algumas campanhas publicitárias recentes. 

Biografia do Autor

Enrico Rosa Trevisan, Centro Universitário Senac, São Paulo, SP/Brasil

Enrico Rosa Trevisan é bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011), professor do Centro Universitário Senac, São Paulo/SP nos cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração de Empresas. 

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Publicado

2015-11-15

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Artigos