O uso do espaço urbano sob a ótica publicitária em tempos de convergência
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p20Abstract
Este artigo discute o papel da mídia e a relação que o homem estabelece com os meios de comunicação na sociedade contemporânea, em particular no espaço urbano. A partir de uma retrospectiva teórica sobre a evolução dos meios de comunicação articula três abordagens conceituais acerca da mídia, com base nas ideias de Marshall McLuhan, Douglas Kellner e Henry Jenkins. Aponta a tendência atual de uso do espaço urbano como temática de campanhas publicitárias em consequência de um certo desgaste do ambiente midiático na percepção do consumidor e apresenta esta temática como uma alternativa de discurso publicitário, sob a ótica de planejamento de comunicação. Discute, ainda, o impacto das transformações tecnológicas no campo da comunicação no contexto de uma cultura de convergência, com base em algumas campanhas publicitárias recentes.
References
EXAME.com. "Espíritu Libre" explica a cerveja Sol Premium em novo filme. Exame.com/ Marketing. 04/09/2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/espiritu-libre-explica-a-cerveja-sol-premium-em-novo-filme> Acesso em: 15 jan. 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2a. ed. São Paulo: Aleph, 2009. 428 p.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001. 452 p.
KYNASTON, David. Modernity Britain: 1957-1962. New York, Bloomsbury USA, 2014. 872 p.
LOPES, Yuri. Smirnoff é a marca por trás da campanha 'Um brinde à vida real' – AR - A Redação. Goiânia, 24.08.2014 Disponível em: <http://www.aredacao.com.br/negocios/47466/smirnoff-e-a-marca-por-tras-da-campanha-um-brinde-a-vida-real#sthash.AQ9GwARe.dpuf > Acesso em: 07 jan. 2015.
OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação Integrada de Marketing. Conceitos, técnicas e práticas. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 13a. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.
RUBIN, Martin. Before the Beatle’s First LP. New TVs, refrigerators, washing machines—no wonder Britain’s prime minister said the nation had never had it so good. The Wall Street Journal, Life & Culture, Jan. 2, 2015 3:09 p.m. Disponível em: <http://www.wsj.com/articles/book-review-modernity-britain-1957-1962-by-david-kynaston-1420229395> Acesso em: 05 jan. 2015.
SOL Beer/Facebook. Nada como sair do trabalho e dar de cara com o sol. Disponível em:< https://www.facebook.com/solbeer?ref=ts&fref=ts> Acesso em: 05 jan. 2015.
_____. Se você busca lugares autênticos, procure em… Disponível em:< https://www.facebook.com/solbeer?ref=ts&fref=ts> Acesso em: 05 jan. 2015.
TURK, Gary. Look Up. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z7dLU6fk9QY> Acesso em 15 jan. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons