A função da arte teatral na educação infantil: o teatro particular de cada criança

Autores

  • Humberto Moacir de Oliveira Professor da Faculdade Pitágoras de Ipatinga (FAP), Campus Horto. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do CEPP (Centro de Estudo e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço).
  • Camila Rodrigues Vaz Chaves
  • Jacques Fux

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p52

Palavras-chave:

teatro, educação, psicanálise

Resumo

Partindo da ideia aristotélica de que é na tendência a representar que repousa a capacidade de aprender do homem, o presente artigo visa discutir quais seriam os mecanismos psíquicos que possibilitariam essa operação e quais papeis o teatro poderia exercer na educação infantil. Para tanto foi imprescindível articular a discussão de Freud a respeito da fantasia à teoria sobre o ensino do teatro de Ingrid Koudela, para então trazer uma contribuição à discussão sobre a forma como esse rico veículo de representação que é o teatro pode contribuir com o desenvolvimento da criança.

Downloads

Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos