Percepções discentes sobre as contribuições formativas do curso de Pedagogia para a docência em História

Autores

  • Crislane Barbosa Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3456-0025
  • Maria Eduarda Oliveira Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e65644

Resumo

Esse trabalho trata da formação docente inicial de Pedagogos com atenção específica as suas percepções sobre a História e seu ensino e ao processo de apropriação de conhecimentos históricos vivenciados no curso de graduação. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, especificamente o projeto político pedagógico do curso e registros escritos de graduandos do curso de Pedagogia a distância da Universidade [suprimido para avaliação cega por pares], acerca de seus princípios e percepções sobre o tema. Concluímos pela importância da apropriação de conhecimentos específicos de teoria e de metodologia de grandes áreas como a História para a formação docente do Pedagogo bem como da promoção de uma prática de ensino contextualizada que materialize a formação acadêmica junto ao público dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Práticas Educativas e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Eduarda Oliveira Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduanda em Pedagogia pela mesma Universidade.

Referências

ABUD, Katia Maria. O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Revista Antíteses, v. 5, n. 10, p.555-565, jul./dez. 2012.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História? São Paulo: Editora Brasiliense,1989.

BRASIL. Resolução n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. DOU. Brasília, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos Revista Educar, Curitiba, Especial, p. 171-190, 2006. Editora UFPR

DOROTEIO, Patrícia Karla Soares Santos. O professor pedagogo e o ensino de história para crianças: métodos, conteúdos e concepções. SIMPÓSIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 9. Anais, PUC. Minas. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1995

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e Ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

HIPÓLIDE, Marcia Cristina. O ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: metodologias e conceitos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

MARTINS, A. M. S. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX. Revista HISTEDBR On-line, n. 35,p. 173-182. Campinas, set. 2009.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009. Vol.14, n. 40, pp. 143-155.

SCHMIT, Jaqueline A. M. Zarbato. O ensino de História nas séries iniciais: interfaces entre currículo, o saber e fazer docente. SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 1. Anais. Florianópolis: UDESC; ANPUH-SC; PPGH, 2011.

SILVA, Rafael Nascimento da. A abordagem da disciplina de História nos anos iniciais. Revista Urutágua - acadêmica multidisciplinar. Maringá, n. 27, nov.2012/abr.2013.

SIQUEIRA, F. A. R.; QUIRINO, A. C. S.O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: metodologias e práticas pedagógicas. Fórum internacional de Pedagogia (Parnaíba/PI).Campina Grande, REALIZE EDITORA, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

Artigos