Percepções discentes sobre as contribuições formativas do curso de Pedagogia para a docência em História

Crislane Barbosa Azevedo, Maria Eduarda Oliveira Moreira

Resumo


Esse trabalho trata da formação docente inicial de Pedagogos com atenção específica as suas percepções sobre a História e seu ensino e ao processo de apropriação de conhecimentos históricos vivenciados no curso de graduação. Para tanto, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, especificamente o projeto político pedagógico do curso e registros escritos de graduandos do curso de Pedagogia a distância da Universidade [suprimido para avaliação cega por pares], acerca de seus princípios e percepções sobre o tema. Concluímos pela importância da apropriação de conhecimentos específicos de teoria e de metodologia de grandes áreas como a História para a formação docente do Pedagogo bem como da promoção de uma prática de ensino contextualizada que materialize a formação acadêmica junto ao público dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Ensino de História; Educação a distância; Formação de professor

Texto completo:

PDF

Referências


ABUD, Katia Maria. O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz. Revista Antíteses, v. 5, n. 10, p.555-565, jul./dez. 2012.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História? São Paulo: Editora Brasiliense,1989.

BRASIL. Resolução n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. DOU. Brasília, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997.

COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos Revista Educar, Curitiba, Especial, p. 171-190, 2006. Editora UFPR

DOROTEIO, Patrícia Karla Soares Santos. O professor pedagogo e o ensino de história para crianças: métodos, conteúdos e concepções. SIMPÓSIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 9. Anais, PUC. Minas. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1995

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e Ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

HIPÓLIDE, Marcia Cristina. O ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: metodologias e conceitos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.

MARTINS, A. M. S. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX. Revista HISTEDBR On-line, n. 35,p. 173-182. Campinas, set. 2009.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009. Vol.14, n. 40, pp. 143-155.

SCHMIT, Jaqueline A. M. Zarbato. O ensino de História nas séries iniciais: interfaces entre currículo, o saber e fazer docente. SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 1. Anais. Florianópolis: UDESC; ANPUH-SC; PPGH, 2011.

SILVA, Rafael Nascimento da. A abordagem da disciplina de História nos anos iniciais. Revista Urutágua - acadêmica multidisciplinar. Maringá, n. 27, nov.2012/abr.2013.

SIQUEIRA, F. A. R.; QUIRINO, A. C. S.O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: metodologias e práticas pedagógicas. Fórum internacional de Pedagogia (Parnaíba/PI).Campina Grande, REALIZE EDITORA, 2012.




DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e65644

Direitos autorais 2019 Crislane Barbosa Azevedo, Maria Eduarda Oliveira Moreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

R. Ci. Hum. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2178-4582

Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

.