A brinquedoteca como lugar para aprender e se divertir: um relato de experiência

Larissa Fanfa Vanderlinde, Manoela Clausen Vieira, Mauro Luís Vieira

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p165

O presente estudo tem como objetivo descrever um projeto de extensão realizado em uma brinquedoteca inserida em uma creche que atende cerca de 140 crianças, desde recém-nascidos até crianças com cinco anos, oriundas de famílias com vulnerabilidade social e econômica. Cada uma das seis turmas tinha uma hora semanal na brinquedoteca, com a supervisão e mediação de duas acadêmicas do curso de Psicologia. No fim do projeto, foram realizadas entrevistas com as professoras. Os resultados mostraram que estas concordam com a importância do brincar e da relevância do projeto, reconhecendo as potencialidades das atividades lúdicas para o melhor desenvolvimento das crianças. As professoras mencionaram o interesse das crianças em ir à brinquedoteca, fato também observado no relato das mesmas e na observação de seu comportamento. Conclui-se que a brinquedoteca é um espaço privilegiado para o desenvolvimento das crianças, bem como para a produção de conhecimento sobre a infância.


Palavras-chave


Brinquedoteca; Brincar; Desenvolvimento infantil; Crianças

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DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p165

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R. Ci. Hum. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2178-4582

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