A brinquedoteca como lugar para aprender e se divertir: um relato de experiência

Autores/as

  • Larissa Fanfa Vanderlinde Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Manoela Clausen Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p165

Resumen

O presente estudo tem como objetivo descrever um projeto de extensão realizado em uma brinquedoteca inserida em uma creche que atende cerca de 140 crianças, desde recém-nascidos até crianças com cinco anos, oriundas de famílias com vulnerabilidade social e econômica. Cada uma das seis turmas tinha uma hora semanal na brinquedoteca, com a supervisão e mediação de duas acadêmicas do curso de Psicologia. No fim do projeto, foram realizadas entrevistas com as professoras. Os resultados mostraram que estas concordam com a importância do brincar e da relevância do projeto, reconhecendo as potencialidades das atividades lúdicas para o melhor desenvolvimento das crianças. As professoras mencionaram o interesse das crianças em ir à brinquedoteca, fato também observado no relato das mesmas e na observação de seu comportamento. Conclui-se que a brinquedoteca é um espaço privilegiado para o desenvolvimento das crianças, bem como para a produção de conhecimento sobre a infância.

Biografía del autor/a

Larissa Fanfa Vanderlinde, Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e
recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade
Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia,
Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Manoela Clausen Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Graduação em andamento em Psicologia .
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Investimento parental.
Orientador: Mauro Luis Vieira.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Mauro Luis Vieira Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2Faço parte do quadro docente do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças. Trabalho na linha de pesquisa Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Minha atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. Eu e meus alunos investigamos também aspectos da interação criança-criança com ênfase na brincadeira. Nesse tema (brincadeira) está sendo desenvolvido projeto de extensão em uma creche pública intitulado BrinquedoAção: Aprendendo e se divertindo com brinquedos desde 2005.Certificado pelo autor em 31/01/12

Publicado

2011-01-01

Número

Sección

Artigos