.

Authors

  • Larissa Fanfa Vanderlinde Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Manoela Clausen Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p165

Abstract

The present study aimed to describe the realization of a project extension
carried out in a toy library located in a nursery where are enrolled about
140 children between newborns and five years, from families with social and economic vulnerability. Each of the six classes of the institution had one hour a week to stay in the toy library, with supervision and mediation of two undergraduate psychology students. At the end of the project, interviews with the teachers were carried out. It has been noted that they agree on the importance of play and the relevance of the project, recognizing the potential of play activities for the better development of children. The teachers mentioned the interest of the children to go toy library, a fact also observed in the same report and the observation their behavior. It has been concluded that the toy library is a privileged spot to children development, as well as the production of knowledge on childhood.

Author Biographies

Larissa Fanfa Vanderlinde, Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e
recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade
Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia,
Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Manoela Clausen Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Graduação em andamento em Psicologia .
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Investimento parental.
Orientador: Mauro Luis Vieira.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, que incluiu concessão de bolsas para alunos de graduação e recursos financeiros. Endereço para correspondência: Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Mauro Luis Vieira Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2Faço parte do quadro docente do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças. Trabalho na linha de pesquisa Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Minha atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. Eu e meus alunos investigamos também aspectos da interação criança-criança com ênfase na brincadeira. Nesse tema (brincadeira) está sendo desenvolvido projeto de extensão em uma creche pública intitulado BrinquedoAção: Aprendendo e se divertindo com brinquedos desde 2005.Certificado pelo autor em 31/01/12

Published

2011-01-01

Issue

Section

Artigos