Educação no mundo do trabalho

Autores

  • Edna Garcia Maciel Fiod Professora do Centro de Educação — UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Constatações evidenciam que a educação pública estatal, fruto da sociedade do trabalho, tem encontrado dificuldades diante das metamorfoses das relações produtivas. Neste final de século, irabalhadores transformados em nômades vagueiam pela sociedade global em busca de trabalho. Neste sentido, a crise da escola configura uma das manifestações do movimento geral da sociedade, precisamente o movimento que compele a transfor- macão social. Questiona-se o pressuposto de que o domínio critico sobre o mundo do trabalho configura necessidade do processo de emancipagdo humana. Os limites da escola pública refletem as fronteiras históricas do trabalho coletivo, do principio educativo que nutre as modernas relações educacionais.

Biografia do Autor

Edna Garcia Maciel Fiod, Professora do Centro de Educação — UFSC.

EDNA GARCIA MACIEL FIOD POSSUI DOUTORADO NA ÁREA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO E MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PELA PUC-SP. ATUALMENTE, É PESQUISADORA DO NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE "TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO", DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. É AVALIADORA INSTITUCIONAL DO INSTITUTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRTA - INEP. PUBLICOU VÁRIOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS, TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS, LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS. ORIENTOU DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E DE DOUTORADO NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO. ATUA NA ÁREA DE TRABALHO E EDUCACAO, COM ÊNFASE NO MOVIMENTO DA RELAÇÕES SOCIAIS. EM SEU CURRICULO LATTES, OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÕA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SÃO: COMPROMISSO POLITICO E PRÁTICA PEDAGOGICA, ESCOLA E RELAÇÕES SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRAMSFORMAÇÃO SOCIAL, CLASSE TRABALHADORA, PRECARIZACAO DO TRABALHO DOCENTE, DESEMPREGO, EMANCIPAÇÃO HISTÓRICA. . Certificado pelo autor em 12/05/11

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos