O crescimento dos pequenos pPartidos e a ascensão das alternativas conservadoras nas eleições municipais de 1988

Autores

  • Maria das Graças Rua Universidade de Brasília
  • Carlos Roberto Pio da Costa Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho constitui um primeiro momento de um dos produtos de um estudo mais amplo que venho desenvolvendo sobre comportamento político e crise de representação no Brasil contemporâneo. O artigo trata comparativamente as eleições de 1986 e 1988, procurando traçar a trajetória de ascensão e de decadência dos partidos políticos. Analisa o crescimento dos pequenos partidos e o aumento da preferência pelas agremiações conservadoras nos diversos estados do pais em 1988. Questiona a hipótese da simples "vitória" dos partidos de esquerda, mostrando a ocorrência de um amplo realinhamento eleitoral em direção a ambos os polos do espectro ideológico. Sugere que, em lugar de os dados traduzirem a histórica ausência de institucionalização do sistema partidário no Brasil, expressam, antes, a reorganização política da sociedade nos dias de hoje: mais complexa e diferenciada, mais mobilizada, e em busca de canais mais efetivos de representação.

Biografia do Autor

Maria das Graças Rua, Universidade de Brasília

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertudes de São José - ES, Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - SBI/IUPERJ e Doutorado em Ciências Humanas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - SBI/IUPERJ. É professora adjunto IV da Universidade de Brasília.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carlos Roberto Pio da Costa Filho, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ/Sociedade Brasileira de Instrução. Atualmente é professor de Economia Política Internacional, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Artigos