Desenvolvimento da inteligência: aspectos envolvidos

Autores

  • Vladimir Stolzenberg Torres Universidade do Vale (lo Rio dos Sinos Doutorando em Informática na Educação — UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

0 desenvolvimento da inteligencia é regido concomitantemente por aspectos genéticos, neurológicos e cognitivos. Apresentando a inteligência
uma origem genética, asociada a poligenes, tem-se que esta fornece a
possibilidade de maior, ou menor desenvolvimento de sinapses em determinadas regiões do córtex cerebral. Fisiologicamente nutrido, e com possibilidade de ampliação de contatos sindpticos, o córtex cerebral recebe os estímulos cognitivos que conduzirão a maior ou menor complexidade
de determinadas regiões, provendo desta forma, o desenvolvimento da
inteligência; esta então vinculada às possibilidades herdadas, aos estimulos
ocasionados e ao grau de saudabilidade neuronial para responder a tais
estímulos e expressar fenotipicamente aquele potencial genico citado.

Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Universidade do Vale (lo Rio dos Sinos Doutorando em Informática na Educação — UFRGS

Possui graduação em Ciências Biológicas (LP) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Especialista do Conselho Regional de Biologia 3ª Região, Parecerista de vários periódicos científicos, Perito Judicial do Tribunal de Justiça do RS, Técnico Científico - Superior - da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre. Além disto, mantém atividades como Produtor Rural, com foco em Apicultura e Meliponicultura. Tem experiência nas área de Educação e Pesquisa, com ênfase em Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, bem como subáreas correlacionadas às Ciências Biológicas. Certificado pelo autor em 15/02/12

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos