Orientação Profissional: liberdade e determinantes da escolha profissional
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
0 objetivo deste trabalho é trazer de forma introdutória, as contribuições de três autores J. C. Ferretti; R. Bohslavsky e J. P. Sartre sobre a definição do que vem a ser a "escolha humana" e sua relação com o aspecto profissional. Buscaremos neste sentido esclarecer em cada um dos autores suas criticas, definições de base e os elementos implicados no problema.Ao mesmo tempo tentaremos relacioná-los entre si de forma a fazer aparecer suas compa-tibilidades e/ou incompatibilidades, como também a pertinência de suas reflexões para o avanço da psicologia no campo da Orientação Profis- sional. Esclarecer "o que é uma escolha humana", até que ponto ela é possível, ate que ponto é uma falácia, quais os elementos que a comp6e,ou seja, quais as determinantes em jogo quando tratamos de aproximar o olhar a este respeito, são todas questões teóricas e práticas de importância capital quando se trabalha ou se pesquisa na área de Orientação Profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.