Re-orientação profissional, orientação e o processo de escolha: notas sobre experiências vividas

Autores

  • Edite Krawulski Professional reorientation, orientation and the process of choice: notes of lived experiences
  • Marcia C. B. Siqueira Professora Assistente do Departamento de Psicologia da UFSC e Coordenadora do LIOP — Laboratório de Informação e Orientação Profissional.
  • Sônia S. Caetano Psicóloga.
  • Carla T Cascaes Psicóloga.
  • Dulce H. P Soares Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC e Coordenadora do LIOP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o trabalho de re-orientação profissional realizado junto ao LIOP — Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC. 0 trabalho em atendimento grupal
com jovens e adultos em processo de escolha profissional nos levou a
questionar sobre as peculiaridades de cada tipo de atendimento. Descre- vemos, ainda, neste trabalho as semelhanças e diferengas entre os grupos de orientação profissional, freqüentados por jovens que estão em busca de sua primeira escolha, e os grupos de re-orientação profissional, compostos em sua maioria, por jovens e adultos que estão trocando de profissão ou buscando reafirmar a primeira escolha. Ao final apresentamos um breve relato de uma experiência prática em grupos de re-orientação profissional.

Biografia do Autor

Edite Krawulski, Professional reorientation, orientation and the process of choice: notes of lived experiences

Psicóloga, Mestre em Administração (UFSC - 1991) e Doutora em Engenharia de Produção, Área de Concentração Ergonomia (UFSC - 2004). Ex Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia e Ex Chefe do Departamento de Psicologia da UFSC; Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Área de Práticas Sociais e Constituição do Sujeito, Linha de Pesquisa Trajetórias no trabalho e processos identitários) ; Integrante do LIOP - Laboratório de Informação e Orientação Profissional. Ministra disciplinas e orienta estágios e dissertações na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, nas temáticas processos de trabalho na contemporaneidade; sentidos e significados do trabalho; escolha, formação e exercício profissional; inserção e permanência no mercado de trabalho; identidade profissional; políticas, práticas e processos de gestão de pessoas nas organizações de trabalho. Desenvolve pesquisas sobre temas como razões da escolha profissional e concepções de Psicologia; relações indivíduo-trabalho em contextos organizacionais; trabalho voluntário e aposentadoria. Certificado pelo autor em 21/02/12

Marcia C. B. Siqueira, Professora Assistente do Departamento de Psicologia da UFSC e Coordenadora do LIOP — Laboratório de Informação e Orientação Profissional.

Professora Assistente do Departamento de Psicologia da UFSC e Coordenadora do LIOP —
Laboratório de Informação e Orientação Profissional.

Sônia S. Caetano, Psicóloga.

Psicóloga.

Carla T Cascaes, Psicóloga.

Psicóloga.

Dulce H. P Soares, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC e Coordenadora do LIOP.

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC e Coordenadora do LIOP.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos