Estado autoritário e tecnocracia

Autores

  • Ricardo Silva Ricardo Silva Universidade Federal de Santa Catarina Authoritarian State and technocracy. ' Versão preliminar deste artigo foi apresentada no IX Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Porto Alegre, em setembro de 1999. Aos participantes do Grupo Temático "Pensamento Social no Brasil", gostaria de expressar meus agradecimentos pelas criticas e sugestões.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Estado, Tecnocracia, Autoritarismo, OLIVEIRA OLIVEIRA VIANNA, Pensamento politico brasileiro.

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar o lugar e o papel da instituição
dos Conselhos Técnicos no pensamento politico de OLIVEIRA VIANNA. Aprofundando a análise de "Problemas de Política Objetiva" — obra de referência do autor sobre o tema —, bem como indicando a presença do tema em outras de suas obras, procurar-se-á evidenciar o lugar estratégico ocupado pelos Conselhos Técnicos na arquitetura institucional do Estado autoritário, tal como idealizado pelo pensador fluminense. Nossa hipótese é a de que os Conselhos Técnicos podem ser compreendidos como a mater- alização institucional do "objetivismo tecnocritico", ideal central de uma das mais expressivas vertentes do pensamento autoritário brasileiro. Vertente vitoriosa no embate ideológico dos anos 1930 e que se define por seu caráter, a um só tempo, estatista, tecnocrático e desmobilizador.

Biografia do Autor

Ricardo Silva Ricardo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina Authoritarian State and technocracy. ' Versão preliminar deste artigo foi apresentada no IX Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Porto Alegre, em setembro de 1999. Aos participantes do Grupo Temático "Pensamento Social no Brasil", gostaria de expressar meus agradecimentos pelas criticas e sugestões.

Graduado(2009) e Mestre(2011) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Com experiência na área de História, ênfase em História Ambiental. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Degradação Ambiental, Desastres Ambientais e Memória.
Última atualização do currículo em 03/03/2012

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos