Subjetividade, poder e diferença: marcas de mulheres-professoras em escola especial

Autores

  • Cláudia Rodrigues de Freitas Escola Municipal Especial Ligia Marrone Averbuck - SMED-POA-RS Faço a diferenciação entre ouvir e escutar no sentido de para além das palavras poder perceber o que o sujeito tem a dizer e a partir de intervenções que levem isto em contaoportunizar o desenrolar do que se aponta na fala dos sujeitos.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho procura escutar algumas professoras de Educação Especial que tomam para si o trabalho com os ditos "Portadores de Necessidades Especiais". O modo de ver e perguntar faz algumas articulações com a questão da diferença, a idéia do poder e as concepções de verdade com a intenção de compreender o que sustenta as escolhas feitas por elas. Nesta perspectiva, procuro reconhecer por que as mulheres que compõem o grupo de ensinantes na Escola Especial fazem esta escolha, buscam uma formação e tomam a Escola Especial como lugar para exercer seu oficio.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas, Escola Municipal Especial Ligia Marrone Averbuck - SMED-POA-RS Faço a diferenciação entre ouvir e escutar no sentido de para além das palavras poder perceber o que o sujeito tem a dizer e a partir de intervenções que levem isto em contaoportunizar o desenrolar do que se aponta na fala dos sujeitos.

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial . Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Atualmente é professora substituta na UFRGS/FACED/DEBAS. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS desde 2007. É Preceptora em Educação na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: formação em área profissional da saúde na modalidade educação pós-graduada em serviço UFRGS. É integrante do Include Ações Inclusivas. Certificado pelo autor em 15/03/12

Downloads

Publicado

1999-01-01