Constituição do sujeito, socialização/apropriação do conhecimento e formação em serviço

Autores

  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Sílvia Zanatta Da Ros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Toda e qualquer prática de ensino, independente dos sujeitos envolvidos e do objeto do conhecimento, fundamenta-se, de forma explicita ou não, em determinados pressupostos. Desse modo, ao se planejar um treinamento, seja este de longa ou curta duração, juntamente com a delimitacão dos conteúdos a serem ensinados são definidas as estratégias do ensinar, as quais, por sua vez, pautam-se em uma determinada forma de se entender o processo de socialização/apropriação do conhecimento. Observa-se, no entanto, que as concepções correntes em formação em serviço enfatizam, prioritariamente, ou o objeto de conhecimento ou os aprendizes, perdendo de vista que o homem é constituidor e constituído no seu fazer, o qual está sempre e necessariamente marcado pelas suas condições sociais, sua história, seus afetos, a forma de se relacionar com o mundo que o cerca e apropriar-se deste. Essas questões são foco do presente trabalho, caracterizando-se como indicadores para se repensar a formação de pessoal.

Biografia do Autor

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos Pós-Doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza, e estudos complementares nesse mesmo ano na UFRGS. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista em produtividade do CNPq.

Mais informações no Currículo Lattes.

Sílvia Zanatta Da Ros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização  em Psicopedagogia Terapêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01