Constituição do sujeito, socialização/apropriação do conhecimento e formação em serviço
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Toda e qualquer prática de ensino, independente dos sujeitos envolvidos e do objeto do conhecimento, fundamenta-se, de forma explicita ou não, em determinados pressupostos. Desse modo, ao se planejar um treinamento, seja este de longa ou curta duração, juntamente com a delimitacão dos conteúdos a serem ensinados são definidas as estratégias do ensinar, as quais, por sua vez, pautam-se em uma determinada forma de se entender o processo de socialização/apropriação do conhecimento. Observa-se, no entanto, que as concepções correntes em formação em serviço enfatizam, prioritariamente, ou o objeto de conhecimento ou os aprendizes, perdendo de vista que o homem é constituidor e constituído no seu fazer, o qual está sempre e necessariamente marcado pelas suas condições sociais, sua história, seus afetos, a forma de se relacionar com o mundo que o cerca e apropriar-se deste. Essas questões são foco do presente trabalho, caracterizando-se como indicadores para se repensar a formação de pessoal.Downloads
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