Representações sociais da Síndrome de Down

Autores

  • Rita C. P. Lima UNAERP
  • Victor E. F. Ferraz UNAERP
  • Hernane F. Oliveira UNAERP
  • Alexandre M. Fazzito UNAERP
  • Lívia M. Lelis UNAERP
  • Tiago Domingues UNAERP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Representações sociais, Genética

Resumo

O projeto é desenvolvido por uma educadora e um geneticista (docentes) e conta com a participação de quatro alunos de graduação em medicina. O objetivo é relacionar o conhecimento sobre síndrome de Down (SD) produzido pela genética com o saber do senso comum observado nos discursos dos funcionários da instituição. A teoria moscoviciana das representações sociais fundamenta a pesquisa. O referencial metodológico é a análise de conteúdo de discurso (BARD1N, 1977). Foram realizadas 20 entrevistas semidiretivas com os funcionários do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF) Egydio Pedreschi e analisada a freqüência de quatro temas-chave: "portador de SD", "conhecimentos médicos sobre SD", "o CEEEF Egydio Pedreschi" e "práticas profissionais". Os temas articulam-se em uma rede complexa e dindmica de representações sociais em torno de uma concepção de desvio-normalidade, saúde-doença e inclusão-exclusão.

Biografia do Autor

Rita C. P. Lima, UNAERP

Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Graduação em Ciências da Educação - Université René Descartes/Paris V e Doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes/Paris V. Atualmente é professora doutora da Universidade Estácio de Sá-RJ.

Mais informações no Currículo Lattes.

Victor E. F. Ferraz, UNAERP

Possui Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo, residência médica em Genética Médica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é ms-3 da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01