Representações sociais da Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
O projeto é desenvolvido por uma educadora e um geneticista (docentes) e conta com a participação de quatro alunos de graduação em medicina. O objetivo é relacionar o conhecimento sobre síndrome de Down (SD) produzido pela genética com o saber do senso comum observado nos discursos dos funcionários da instituição. A teoria moscoviciana das representações sociais fundamenta a pesquisa. O referencial metodológico é a análise de conteúdo de discurso (BARD1N, 1977). Foram realizadas 20 entrevistas semidiretivas com os funcionários do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF) Egydio Pedreschi e analisada a freqüência de quatro temas-chave: "portador de SD", "conhecimentos médicos sobre SD", "o CEEEF Egydio Pedreschi" e "práticas profissionais". Os temas articulam-se em uma rede complexa e dindmica de representações sociais em torno de uma concepção de desvio-normalidade, saúde-doença e inclusão-exclusão.Downloads
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