O uso do espaço urbano sob a ótica publicitária em tempos de convergência

Enrico Rosa Trevisan

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p20

Este artigo discute o papel da mídia e a relação que o homem estabelece com os meios de comunicação na sociedade contemporânea, em particular no espaço urbano. A partir de uma retrospectiva teórica sobre a evolução dos meios de comunicação articula três abordagens conceituais acerca da mídia, com base nas ideias de Marshall McLuhan, Douglas Kellner  e Henry Jenkins.  Aponta a tendência atual de uso do espaço urbano como temática de campanhas publicitárias em consequência de um certo desgaste do ambiente midiático na percepção do consumidor e apresenta esta temática como uma alternativa de discurso publicitário, sob a ótica de planejamento de comunicação. Discute, ainda, o impacto das transformações tecnológicas no campo da comunicação no contexto de uma cultura de convergência, com base em algumas campanhas publicitárias recentes. 


Palavras-chave


Espaço Urbano; Mídia; Publicidade

Texto completo:

PDF

Referências


EXAME.com. "Espíritu Libre" explica a cerveja Sol Premium em novo filme. Exame.com/ Marketing. 04/09/2014. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2a. ed. São Paulo: Aleph, 2009. 428 p.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001. 452 p.

KYNASTON, David. Modernity Britain: 1957-1962. New York, Bloomsbury USA, 2014. 872 p.

LOPES, Yuri. Smirnoff é a marca por trás da campanha 'Um brinde à vida real' – AR - A Redação. Goiânia, 24.08.2014 Disponível em: Acesso em: 07 jan. 2015.

OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação Integrada de Marketing. Conceitos, técnicas e práticas. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 13a. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.

RUBIN, Martin. Before the Beatle’s First LP. New TVs, refrigerators, washing machines—no wonder Britain’s prime minister said the nation had never had it so good. The Wall Street Journal, Life & Culture, Jan. 2, 2015 3:09 p.m. Disponível em: Acesso em: 05 jan. 2015.

SOL Beer/Facebook. Nada como sair do trabalho e dar de cara com o sol. Disponível em:< https://www.facebook.com/solbeer?ref=ts&fref=ts> Acesso em: 05 jan. 2015.

_____. Se você busca lugares autênticos, procure em… Disponível em:< https://www.facebook.com/solbeer?ref=ts&fref=ts> Acesso em: 05 jan. 2015.

TURK, Gary. Look Up. Disponível em: Acesso em 15 jan. 2015.




DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p20

Direitos autorais 2015 Enrico Rosa Trevisan

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

R. Ci. Hum. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2178-4582

Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

.