Um mergulho no “Morro do Querosene” e o encontro com os artistas do invisível: reflexões sobre arte, comunidade, afeto e práxis psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p315

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre arte e comunidade, com foco na análise das afetações que a cultura popular promove em um bairro.  Vigotski é autor de referência, com sua defesa  do psicológico como fenômeno sócio-histórico, da positividade dos afetos e da concepção de  arte  como a linguagem das emoções. As reflexões partem de pesquisa realizada no “Morro do Querosene”, situado na cidade mais populosa e de maior poder aquisitivo do Brasil, que possui uma história marcada pela arte e cultura. Elas  evidenciam que a cultura popular , quando realizada na rua,  promove encontros que  favorecem  configurações comunitárias, paralelamente à explicitação das contradições e relações de poder que permeiam o cotidiano dos moradores. Os relatos  de dois mestres de expressões culturais diferentes, bumba meu boi e capoeira, sugerem que é possível fazer a vida pessoal e urbana por outras vias, oferecendo subsídios à práxis  psicossocial potencializadora do agir em comum.

Biografia do Autor

Lívia Maria Camilo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Psicologia Social da PUC SP. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Sócio Histórica.

Bader Burihan Sawaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP.  Coordenadora do GT/CNPq Afetividade e a dialética exclusão/inclusão, do NEXIN - Núcleo de pesquisas psicossociais da dialética exclusão/inclusão da PUCSP e membro do GT/ANPEPP

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(Mestrado em Psicologia Social) – Dissertação– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: SANTOS, L. M. Dos encontros com cultura popular no Morro do Querosene: um estudo do movimento bairro/comunidade. 2015. 103f.

AURELIO, D.P. In: Spinoza, Benedictus de, 1632-1677. Tratado político; tradução, introdução, notas Diogo Pires Aurélio; revisão da tradução Homero Santiago. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

CHAUÍ, M. Conformismo e resistência: Aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1.986.

ESPINOSA, B. Ética. Belo Horizonte: Autentica, 2010. Tradução de Thomaz Tadeu.

FREIRE, R. Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu. É luta, é dança, é capoeira. 6ªedição: Fevereiro, 1986-Global Editora.

KAPLAN, A. O processo social e o profissional de desenvolvimento. Artistas do Invisível (Série Tornamento); Tradução de Ana Paula Pacheco Chaves Giorgi. – São Paulo: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e Editora Fundação Petrópolis, 2005.

OLIVEIRA, B. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Angelo Antonio; SILVA, Nilma Renildes da; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira; Método Histórico-Social na Psicologia Social – Vozes, 2005. ISBN 85, 326,3129-0.

PARKER, I. Revolução na psicologia. Campinas ed,Alínea , 2014

RANCIERE, J. O Dissenso. In: A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras: Brasília, DF: Ministério da Cultura: Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte, 1996.

SAWAIA, B.B. Introduzindo a afetividade na reflexão sobre estética, imaginação e constituição do sujeito In DA ROS, S.; Maheirie,K e Zanella, A. (Orgs.) Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em)experiência Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006

______________. Comunidade: A apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade. In: Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, 15°ed.

VIGOTSKI, L.S Manuscrito de 1929. Educ. Soc.,Campinas , v. 21,n. 71, p. 21-44,Jul 2000 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000200002>. Acesso em 04 Mai 2016.

_____________Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos