Um mergulho no “Morro do Querosene” e o encontro com os artistas do invisível: reflexões sobre arte, comunidade, afeto e práxis psicossocial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p315

Resumen

Trata-se de uma reflexão sobre arte e comunidade, com foco na análise das afetações que a cultura popular promove em um bairro.  Vigotski é autor de referência, com sua defesa  do psicológico como fenômeno sócio-histórico, da positividade dos afetos e da concepção de  arte  como a linguagem das emoções. As reflexões partem de pesquisa realizada no “Morro do Querosene”, situado na cidade mais populosa e de maior poder aquisitivo do Brasil, que possui uma história marcada pela arte e cultura. Elas  evidenciam que a cultura popular , quando realizada na rua,  promove encontros que  favorecem  configurações comunitárias, paralelamente à explicitação das contradições e relações de poder que permeiam o cotidiano dos moradores. Os relatos  de dois mestres de expressões culturais diferentes, bumba meu boi e capoeira, sugerem que é possível fazer a vida pessoal e urbana por outras vias, oferecendo subsídios à práxis  psicossocial potencializadora do agir em comum.

Biografía del autor/a

Lívia Maria Camilo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Psicologia Social da PUC SP. Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Sócio Histórica.

Bader Burihan Sawaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP.  Coordenadora do GT/CNPq Afetividade e a dialética exclusão/inclusão, do NEXIN - Núcleo de pesquisas psicossociais da dialética exclusão/inclusão da PUCSP e membro do GT/ANPEPP

Citas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(Mestrado em Psicologia Social) – Dissertação– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: SANTOS, L. M. Dos encontros com cultura popular no Morro do Querosene: um estudo do movimento bairro/comunidade. 2015. 103f.

AURELIO, D.P. In: Spinoza, Benedictus de, 1632-1677. Tratado político; tradução, introdução, notas Diogo Pires Aurélio; revisão da tradução Homero Santiago. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

CHAUÍ, M. Conformismo e resistência: Aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1.986.

ESPINOSA, B. Ética. Belo Horizonte: Autentica, 2010. Tradução de Thomaz Tadeu.

FREIRE, R. Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu. É luta, é dança, é capoeira. 6ªedição: Fevereiro, 1986-Global Editora.

KAPLAN, A. O processo social e o profissional de desenvolvimento. Artistas do Invisível (Série Tornamento); Tradução de Ana Paula Pacheco Chaves Giorgi. – São Paulo: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e Editora Fundação Petrópolis, 2005.

OLIVEIRA, B. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Angelo Antonio; SILVA, Nilma Renildes da; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira; Método Histórico-Social na Psicologia Social – Vozes, 2005. ISBN 85, 326,3129-0.

PARKER, I. Revolução na psicologia. Campinas ed,Alínea , 2014

RANCIERE, J. O Dissenso. In: A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras: Brasília, DF: Ministério da Cultura: Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte, 1996.

SAWAIA, B.B. Introduzindo a afetividade na reflexão sobre estética, imaginação e constituição do sujeito In DA ROS, S.; Maheirie,K e Zanella, A. (Orgs.) Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em)experiência Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006

______________. Comunidade: A apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade. In: Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, 15°ed.

VIGOTSKI, L.S Manuscrito de 1929. Educ. Soc.,Campinas , v. 21,n. 71, p. 21-44,Jul 2000 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000200002>. Acesso em 04 Mai 2016.

_____________Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo Martins Fontes, 1999.

Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Artigos