A brinquedoteca enquanto ambiente restaurador para a criança hospitalizada: uma análise interativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e57292Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a produção de artigos científicos envolvendo a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento infantil da criança hospitalizada, publicados em âmbito nacional entre 2008 até abril de 2018. Utilizou-se os descritores “brinquedo”, “hospital” e “criança” nas seguintes bases de dados: IndexPsi, SciELO, PePSIC, LILACS e Periódicos CAPES . Obteve-se o total de 151 resultados. Após leitura integral dos artigos, a amostra consistiu em 10 artigos científicos. Realizou-se uma análise sistemática dos achados, levantando seis categorias temáticas: 1) continuidade no desenvolvimento infantil; 2) humanização do atendimento; 3) interação social; 4) alívio dos efeitos emocionais decorrentes da internação; 5) o lúdico como fator de aprendizagem; e 6) distração. A brinquedoteca, vista a partir da Psicologia Ambiental, é um importante ambiente restaurador que possibilita a humanização do cuidado e traz benefícios não somente para a criança, mas também para os profissionais da saúde e acompanhantes.Referências
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