Os melhores vendedores são maquiavélicos?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este artigo tem como objetivo comprovar se há associação entre a capacidade de manipular que o operador de telemarketing possui para vender um produto ao cliente e o ranking de vendas na empresa. Para tanto, o referencial conceitual utilizado baseia-se em Christie e Geis (1970), que propõem uma análise detalhada do maquiavelismo, bem como a persuasão nas vendas proposta por Defleur e Ball-Rokeach (1993). Também para as atividades do operador de telemarketing consideraram-se as contribuições de Stone e Wyman (1992) e McHatton (1988). Na metodologia, foi realizada pesquisa explicativa e foram aplicados 154 questionários aos funcionários de empresas de telemarketing de São Paulo. As análises estatísticas mostram correlação entre as variáveis maquiavelismo e ranking de vendas, o que sustenta a hipótese de que os melhores vendedores são maquiavélicos. A conclusão deste trabalho indica que o bom desempenho em vendas via telemarketing está relacionado a maiores escores de maquiavelismo.Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons