.

Authors

  • Luana dos Santos Raymundo Universidade Federal de Santa Catarina Aluna do PPG em Psicologia/UFSC, Endereço para correspondências: Laboratório de Psicologia Ambiental, CFH/UFSC, Campus Universitário, Florianópolis, SC, 88040-970
  • Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p435

Abstract

Aiming to investigate how education comes to appropriating the psychological  studies and how this relationship between the disciplines in
the research appears in the humanities, it was proposed in this article,check in area publications such as Education is talking to Psychology.
Thus, this paper conducted a literature review in two databases referenced
in the area of humanities (PsycINFO and Web of Science). The results were organized into themes, in which they identified the predominance
of two axes: 1) Studies that use of psychological tools to assess the
effectiveness of specific environmental education programs, 2) studies that try to rescue concepts of psychology as indicators of environmental interventions in person-environment relationship. Thus, this article suggests  the appropriation for environmental education studies in environmental
psychology evolutionary (main theme 3), which identified throughout the life
cycle dimensions involved in the learning process and constitution of the ecological self.

Author Biographies

Luana dos Santos Raymundo, Universidade Federal de Santa Catarina Aluna do PPG em Psicologia/UFSC, Endereço para correspondências: Laboratório de Psicologia Ambiental, CFH/UFSC, Campus Universitário, Florianópolis, SC, 88040-970

Luana dos Santos Raymundo é Doutoranda, possui Mestrado, Formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar, com ênfase em Psicologia Pediatrica e do Desenvolvimento Infantil, sendo essas áreas aprimoradas quando atuou nas seguintes instituições hospitalares: Hospital Universitário/UFSC (1998-2003) e Hospital das Clinicas/FMUSP (2004-2006). Tem experiência com Tutoria na Educação a Distância com a disciplina de Psicologia da Educação. Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC) realizando pesquisas em duas linhas: psicologia do desenvolvimento e psicologia ambientalCertificado pelo autor em 25/01/12

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis/SC

Ariane Kuhnen Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental. Participa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP - GT Psicologia Ambiental). Atua em duas linhas de pequisa: psicologia do desenvolvimento e psicologia ambiental, onde investiga como as características psicológicas interagem com as características do ambiente e que implicação essa inter-relação tem nas representações e no comportamento humano.Certificado pelo autor em 12/12/11

Published

2010-04-24

Issue

Section

Artigos