.

Authors

  • Francisco Roberto de Carlos Universidade Federal de São Carlos Psicólogo clínico, orientador de famílias do Programa de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida em Araraquara/SP (2007-2009) e aluno especial do PPG em Psicologia, UFSCar
  • Leandro Osni Zaniolo Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Professor-Assistente Doutor da UNESP, supervisor do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência – Unidade Auxiliar/FCL – e coordenador de pólo formador em Terapia Comunitária na UNESP/Araraquara/ SP. Endereço para correspondências: SP-255, Km 01, Araraquara, SP, 14800-000

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n2p451

Abstract

This report comes from psychological appointments to families of teenagers  within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions  were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a  family back and  to manage conflict situations. The method included interviews and home  appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also  their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the  proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.

Author Biographies

Francisco Roberto de Carlos, Universidade Federal de São Carlos Psicólogo clínico, orientador de famílias do Programa de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida em Araraquara/SP (2007-2009) e aluno especial do PPG em Psicologia, UFSCar

Francisco Roberto de Carlos Possui graduação em Psicologia(Licenciatura/Formação de Psicólogo) pela Universidade Paulista (2007). Atualmente é psicólogo clínico com abordagem psicanalítica, atendendo em Clínica de Psicologia Particular, além de realizar trabalho filantrópico em atendimentos de urgência e emergência na ONG Plantão Psicológico de Araraquara, onde é o atual presidente. Tem experiência na área de Psicologia clínica, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade. Sob orientação do Prof. Dr. Leandro Osni Zaniolo (UNESP/ARARAQ), produziu os artigos: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO SISTEMA FAMILIAR DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA (publicado pela Revista de Ciências Humanas da UFSC em outubro/2010), AS ENCENAÇÕES FAMILIARES: TÉCNICA PARA AUXILIAR EM CONFLITOS FAMILIARES (submetido à revista PAIDÉIA da USP-Rib.Preto em 09.09.10) e também PRÁTICAS SOCIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO NO SISTEMA FAMILIAR DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA (aceito, apresentado e publicado pelo II Seminário Internacional de Exclusão, Inclusão e Diversidade da UFPB em março/2011), todos resultados de atuação profissional com jovens e familiares no Programa de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. No 2º semestre de 2009 frequentou como aluno especial a disciplina COMPORTAMENTO SOCIAL E VIOLÊNCIA no PPGPSI-UFSCar, ministrada pela Profª.Dra. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, coordenadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência - LAPREV. Em 2010 passou a integrar o Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX, na Unesp-Araraquara, além de cursar a disciplina TOPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO SEXUAL: DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS no PPG em Educação Escolar, sob coordenação geral do Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro.Certificado pelo autor em 03/12/11

Leandro Osni Zaniolo, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Professor-Assistente Doutor da UNESP, supervisor do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência – Unidade Auxiliar/FCL – e coordenador de pólo formador em Terapia Comunitária na UNESP/Araraquara/ SP. Endereço para correspondências: SP-255, Km 01, Araraquara, SP, 14800-000

Leandro Osni Zaniolo Atualmente é Professor Doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente na Graduação e Pós-graduação, com experiência na área de Saúde, Arte-Terapia e Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Educação Especial. Vice-lider do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas". Supervisor do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência - CENPE - Unidade Auxiliar-FCL. É coordenador de Pólo Formador em Terapia Comunitária na UNESP/CAr. Participa de projetos interinstitucionais (FO-Ar; FC-Marília / FCL/CAr) e coordena Projeto PROESP/CAPES (2009/2012).Certificado pelo autor em 18/01/12

Published

2010-04-24

Issue

Section

Artigos