A formação e a trajetória do maior porto agroexportador do Brasil – Paranaguá
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n1p233Abstract
A trajetória do maior porto agroexportador surge antes da própria Vila de Paranaguá, pois esta nascida a partir de seu atracadouro se tornou porta de entrada para imigrantes. Em 1880 iniciou-se a construção da ferrovia que ligava a cidade ao interior do país, permitindo o escoamento da produção. Ligado ao ciclo do ouro, café, erva-mate e madeira, o porto originalmente no rio Itiberê, mudou-se anos depois para a atual Bahia de Paranaguá. Inaugurado oficialmente em 1935. A ocupação na área oeste e sudeste do Paraná fez aumentar enormemente a produção de soja e trigo, tendo como o Porto de Paranaguá sua principal via de escoamento, este, atualmente além de uma posição estratégica, possui uma historia de sucesso e superação. É um porto público com parcerias privadas. Ao longo dos anos vem se tornou líder na movimentação de grãos, se destacando no setor de automóveis, caminhões, petróleo, fertilizantes e congelados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons