Das ações, das intenções e das mãos: formação do grupo de artesanato da Casa dos Girassóis
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n2p453Abstract
Este artigo apresenta os resultados parciais do trabalho de campo realizado em abril de 2011, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, como parte da coleta de dados para pesquisa de mestrado em Gestão de Design. O objetivo deste trabalho de campo foi conhecer as motivações pessoais das integrantes do grupo de artesanato em formação na entidade filantrópica Casa dos Girassóis em participar deste grupo com foco na produção e comercialização, buscando-se evidenciar suas intencionalidades. Utilizou-se como base teórica o conceito de agência apresentado por Ortner (2007) e as leituras sobre trabalho de campo e o papel do pesquisador em campo, com Wacquant (1996) e Foote-Whyte (1980). Como resultados parciais, este trabalho de campo possibilitou uma imersão no grupo, permitindo conhecer pessoalmente cada agente e elucidar questões referentes ao impacto que motivações pessoais poderiam causar no objetivo principal do grupo: gerar renda para ajudar a entidade a manter seus trabalhos na comunidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons