Comprometimento do empregado e contextos organizacionais em mudança: o caso do Banco do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
As organizações, neste final de século, têm passado por permanentes ajustes na busca de atender aos desafios que lhes são impostos pelas rápidas transformações da sociedade pós-industrial. As mudangas propostas muitas vezes afetam diretamente-o comprometimento do trabalhador com a organização, que, em última análise, é o principal responsável pela sua implementação bem sucedida. Este trabalho analisou as relações entre os padrões de comprometimento dos indivíduos e a sua visão sobre os impactos dos programas de mudança. 0 estudo foi realizado no Banco do Brasil, empresa que passou recentemente por um processo de mudança organizacional conhecido como Programa de Ajustes que, além de introduzir um novo modelo de gestão e incorporar novas tecnologias, reduziu significativamente o número de empregados. Apoiado em dados coletados através de um questiondrio em uma amostra de 331 funcionários, os resultados revelam forte associação entre os padrões de comprometimento (considerando as bases afetiva, instrumental e normativa) e a percepção das mudanças. As mudanças são percebidas como afetando mais positivamente os resultados organizacionais embora gerem impactos psicossociais menos positivos entre os trabalhadores. Os resultados ajudam a compreender os impactos de medidas organizacionais no comprometimento do trabalhador, permitindo ações gerenciais mais adequadas para implementação de ajustes desta natureza.Downloads
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