representação da Psicologia pelo alunado das licenciaturas da UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
O estudo investigou a estrutura conceitual da representação Social da psicologia no alunado das Licenciaturas da UFRPE através do levantamento de seu campo semântico. Utilizou-se uma tarefa de evocação de palavras com apalavra-estímulo "Psicologia" com os alunos de três disciplinas seqüenciais: Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Os dados foram analisados através de uma análise multidimensional não-métrica o "SSA" — e interpretados à luz dos aportes da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1976; 1988), da Teoria das Facetas (GUTTMAN, 1991) e do método de "variáveis externas enquanto pantos" (COHEN & AMAR, 1999; ROAZZI & DIAS, 2001). A análise permitiu a localização de uma estrutura polar formada por quatro facetas distintas no seio da representação, a saber, "Senso Comum", "Terapia", "Processo Básico" e "Ciência". O posicionamento das variáveis externas "Disciplina Cursada" e "Gênero" na estrutura conceitual encontrada evidencia não ser o gênero dos sujeitos um fator importante na modelização da representação. Contudo, o posicionamento nas disciplinas especfficas evidencia uma diferenciação na representação por parte da população estudada, onde os alunos recém-entrados nos cursos encontram-se no piano espacial mais próximos da faceta "Terapia", ao contrário dos finalistas que se colocam mais próximos à faceta "Ciência", a qual refere-se a conceitos científicos da Psicologia. O estudo corrobora as afirmações de Wagner (1998) e Moscovici (1976) onde os mesmos enfatizam o caráter prático de orientação das representações no Campo Social.Downloads
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