Campo semântico e classificações múltiplas no estudo das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Apresentamos o estudo das representações sociais de professores de ensino fundamental, sobre o processo de ensino aprendizagem. As representações sociais são modalidades de conhecimento elaboradas pelo intercâmbio de informações provenientes dos universos reificados, para utilização nos universos consensuais, mediando assim a ação e o entendimento do sujeito sobre a realidade (MOSCOVICI, 1978). Faz-se necessário entender como esses sujeitos classificam e categorizam em sistemas de construtos as informações dos universos reificados com aquelas constituídas no cotidiano do espaço escolar. O levantamento do campo semântico uma estratégia metodológica prelirninar aplicação do Procedimento de Classificações Múltiplas, através do qual buscaremos entender como esses sujeitos classificam e categorizam em sistemas de construtos o que é apreendido da realidade. Este procedimento de pesquisa nos possibilita explorar as categorias e sistemas de classificações do sujeito, promovendo uma melhor compreensão do objeto de estudo, por permitir uma aproximação das diversas facetas de uma representação social.Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons