Doença mental e os estranhos personagens da literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n2p445Resumen
Os contos de fadas e as histórias populares revelam a estrutura social, superstições e o comportamento do homem antigo. Esse material pode ser útil para a compreensão do sistema legal e conflito parental (orfandade, negligência e abuso infantil perpetrado pelas madrastas), assim como ele revela o status social das esposas e das crianças na família patriarcal. Fadas, bruxas e personagens como Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho indicam um viés feminil, mas as garotas e mulheres jovens eram susceptíveis a sérios abusos, principalmente negligência parental, abandono e casamento precoce (efeito Cinderela). O artigo examina as doenças mentais e distúrbios comportamentais (e.g., esquizofrenia, alcoolismo, mal de Parkinson e perturbações do sono) exibidos pelos personagens dos contos de fadas e literatura popular.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.