Práticas educacionais nas empresas e o significado do aprendizado para os trabalhadores

Autores

  • Leonardo Nelmi Trevisan Pontífice Universidade Católica de São Paulo
  • Elza Fátima Rosa Veloso Universidade de São Paulo
  • Wilson Aparecido Costa de Amorim Fundação Instituto de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n1p171

Resumo

O objetivo deste estudo é propor agenda de discussões sobre a relação entre educação e trabalho. Foi utilizada pesquisa de âmbito nacional, na qual, anualmente, são levantadas práticas de gestão de pessoas de cerca de 500 empresas, avaliando-se também a percepção de mais de 120 mil profissionais, amostrados por meio do envio, pelas empresas, de relação numerada de seus funcionários em ordem alfabética. Os resultados foram avaliados por meio da análise exploratória de dados e apresentados de forma descritiva; tal avaliação enfatizou tanto a evolução da importância atribuída pelos trabalhadores ao aprendizado e desenvolvimento, quanto a adoção de práticas de treinamento e educação corporativa. Entre os resultados destaca-se que a maior parcela dos trabalhadores indicou que um excelente lugar para trabalhar é “onde percebem que aprendem cada vez mais”. Notou-se que as empresas recebem mão de obra com percepção da eficiência da educação já constituída.

Biografia do Autor

Leonardo Nelmi Trevisan, Pontífice Universidade Católica de São Paulo

É graduado em História pela Universidade de São Paulo (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), ambos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutor, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998), ambos com bolsa da Fapesp. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elza Fátima Rosa Veloso, Universidade de São Paulo

É graduada , mestre e doutora em Administração. Título de mestre obtido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); título de doutora obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, FEA-USP (2009).

Wilson Aparecido Costa de Amorim, Fundação Instituto de Administração

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutor em Administração (2007) na FEA-USP.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos