Psicologia e Gestão de Pessoas em Organizações de Trabalho: investigando a perspectiva estratégica de atuação

Autores

  • Beatriz Schmidt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edite Krawulski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renatto Cesar Marcondes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p344

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir as práticas do psicólogo organizacional, buscando explorar se e em que medida a produção científica nacional aborda a atuação desse profissional sob uma perspectiva estratégica, aproximando a psicologia e as práticas de gestão de pessoas em organizações de trabalho. Para tanto, realizou-se levantamento de publicações em bases de dados, utilizando descritores preestabelecidos. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, buscando articular resultados obtidos nos estudos avaliados com publicações clássicas sobre trajetória de desenvolvimento e características atuais da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Identificou-se escassez de produções sobre atuação estratégica em gestão de pessoas, bem como interesse recente sobre a temática. Discute-se que ao deixar de utilizar unicamente procedimentos operacionais, o profissional passa a agente de transformações organizacionais. Não obstante, abordam-se fatores que contribuem para que a atuação estratégica ainda represente um grande desafio ao psicólogo organizacional e do trabalho.

Biografia do Autor

Beatriz Schmidt, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Edite Krawulski, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Mestre em Administração e Doutora em Engenharia de Produção - Ergonomia. Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Renatto Cesar Marcondes, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

Artigos