As práticas da Psicologia nas políticas públicas de assistência social, segurança pública e juventude

Autores/as

  • Andréa Cristina Coelho Scisleski Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Hebe Signorini Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lilian Rodrigues da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p60

Resumen

A partir da implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Brasil tem crescido o número de psicólogos nos serviços de assistência social, segurança e juventude. Neste sentido, a assistência social, articulada a outras políticas públicas de proteção social voltada à garantia de direitos, constitui-se como lócus de investigação e problematização no campo da Psicologia. Assim, o artigo propõe-se analisar o lugar da Psicologia nas políticas públicas de assistência, segurança e juventude, primeiramente a partir da herança positivista da Psicologia e, em um segundo momento, enfoca as práticas e leva em conta que as políticas públicas implementam os direitos constitucionais, mas os processos que as operacionalizam e os obstáculos que elas enfrentam abrem estratégias de intervenção variadas. Para fomentar o debate sugerimos permanente problematização de pelo menos três questões: o que estamos fazendo; como estamos fazendo e quais os efeitos dessas práticas.

Biografía del autor/a

Andréa Cristina Coelho Scisleski, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

É psicóloga; doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Hebe Signorini Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É psicóloga; doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lilian Rodrigues da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É psicóloga; pós-doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Social e Institucional - e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-11-15

Número

Sección

Artigos